Boas novas

Porque estás aqui?

Já alguma vez te perguntaste, que sucessão doida de eventos terão ocorrido para que o mundo fosse assim, tal e qual como nós o conhecemos hoje? Aparentemente, parece que está tudo a funcionar muito bem,a gravidade continua a deixar-nos com os pés bem assentes na terra, a água continua a deixar – nos hidratados. No entanto, é claro, infelizmente, que o mundo não está livre de problemas. Eventos como a pandemia da COVID-19, crises económicas, injustiças raciais, rixas e protestos, relembra – nos que o mundo está longe de ser perfeito. Mas será que foi sempre assim?

Sabes, quando Deus criou o mundo, este era perfeito. Desastres naturais, doenças, morte, pobreza, guerra, etc., não faziam parte do Seu plano original. E quando Deus criou este mundo – desde a profundidade dos oceanos às galáxias mais longínquas – Ele estava a preparar todo o cenário para a Sua obra-prima: Tu. Desta forma, a tua vida não é um acidente, Tu és profundamente amado(a) e valorizado(a) por Deus – Ele criou-te de propósito e para um propósito. Esse propósito é conhecer a Deus intimamente e trabalhar em parceria com Ele para cumprir o propósito individual e plano que Ele tem para ti aqui na Terra. Não há nada mais importante que isto.

Então o que é que aconteceu?

Deus é perfeitamente bom e perfeitamente amoroso – e um amor perfeito nunca é controlador. Esta é a razão pela qual Ele nos deu o livre arbítrio, dando-nos assim a possibilidade de O escolher ou de O rejeitar. Infelizmente, todos nós escolhemos rejeitá-Lo, insistindo em viver a nossa vida à nossa maneira. Assim, a nossa decisão criou uma grande e terrível separação entre nós e Deus. Separarmo-nos d’Ele é separarmo-nos da própria fonte de vida – e a consequência natural de separar da vida é a morte (Romanos 6:23). Esta é a verdadeira razão do mundo estar tão despedaçado, assim como os nossos corações.

Há esperança?

A realidade é que nós não nos conseguiríamos salvar a nós próprios deste caos nem da consequência da morte. É como se estivéssemos perante um quadro perfeito que foi partido em milhares de pedaços, seria impossível juntá-lo e colocá-lo igual ao original. Os nossos maiores esforços levar-nos-iam a uma imagem distorcida e iríamos acabar por passar toda a nossa vida à procura de um preenchimento ou de um significado que não poderia ser encontrado fora de Deus. Enquanto nós nos colocavamos num beco sem saída, Deus recusava-se a desistir de nós. Esta é a razão pela qual Ele enviou Jesus, para nos resgatar – Jesus é a nossa única esperança.

 

Quem é Jesus?

Deus veio à Terra como um ser humano, Jesus – cujo nome significa “Deus salva”- viveu uma vida perfeita, a vida que deveríamos viver. Ele foi, de livre vontade, torturado, morto e pregado numa cruz de madeira no nosso lugar – permitindo-se ser despedaçado para que
um dia as nossas vidas pudessem ser completas. A Bíblia diz que Jesus deu a sua vida em nosso “resgate”. A palavra “resgate” é definida como “um conjunto de dinheiro exigido ou pago, uma fiança, para a libertação de um prisioneiro”. Ironicamente, nós estávamos
presos ao nosso próprio orgulho e egoísmo – ainda assim, nós somos tão importantes para Deus que Ele decide morrer, para que pudéssemos ser livres da consequência de O rejeitar.

Mas nem mesmo a morte conseguiu derrotar Deus. Três dias depois da Sua morte, Jesus voltou à vida. Ele hoje está vivo e Ele ama-te muito mais do que podes sequer imaginar! Por causa do que Jesus fez, tu agora és livre de O escolher ou de O rejeitar de novo-mas,
Ele implora para que O escolhas, para que escolhas a vida.

Como é que eu O escolho?

Imagina o teu coração como uma porta. É uma porta que apenas tu podes abrir – se vires bem, tu escolhes os relacionamentos que queres que tenham influência na tua vida, e os que não queres. Jesus diz que Ele está à porta do teu coração e Ele bate – Ele pergunta se
O vais deixar entrar. A verdade mais difícil de engolir é que Ele pede que tu te rendas; e de forma a que Ele te possa dar a Sua vida, tu tens de estar disposto a dar-Lhe a tua. Seres salvo da tua própria auto-destruição é um presente – mas o maior presente que Ele nos dá é
Ele mesmo. Em Jesus, podemos ter experiências com o seu amor incondicional e tornar – mo-nos livres para amar os outros da mesma forma. Em Jesus, descobrimos e encontramos o significado da vida e o nosso propósito individual. Em Jesus, há esperança para o futuro,
porque Ele oferece o presente da vida que nunca acaba, vida essa abundante e na Sua presença. Mas a beleza, o significado, a alegria que vem de conhecer a Deus, de ter um relacionamento pessoal com Ele, é o maior presente, é o maior tesouro de todos – este não
é um presente que podes adquirir. Tu tens de O receber pela fé – ou seja, acreditar simplesmente em quem Ele é, e acreditar naquilo que Ele fez por ti.

O que é que eu devo dizer?

Se tu acreditas que Jesus Cristo é Deus, e queres entregar-Lhe a tua vida hoje, a melhor forma para começares este relacionamento é falando com Ele. Ainda que não O consigas ver, Ele está aí contigo e Ele consegue ouvir-te. Por isso, hoje, com as tuas próprias palavras, diz-Lhe que lamentas tê-Lo rejeitado até agora e por viveres uma vida de orgulho e de egoísmo. Diz-Lhe que crês n’Ele e naquilo que Ele fez por ti e que queres ter um relacionamento pessoal com Ele. Convida-O, para que seja Ele a guiar a tua vida por completo, sabendo que Ele te ama de forma incondicional e que estará sempre ao teu lado. Claro que continuas a cometer erros – Ele não espera que sejas perfeito(a) – mas nesses momentos, vai até Ele, fala com Ele e permite que O Seu amor te transforme de dentro para fora. Se tiveres esta conversa com Deus hoje, podes ter a firme certeza que Ele perdoa-te e que começas hoje mesmo um relacionamento com Ele. Para além disso, fica a saber que agora estás seguro nas Suas mãos e que Ele promete-te um novo início para uma vida completamente nova. Jesus diz em João 10:28-30 “Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.”

Então… O que vem a seguir?

Nós encorajamos-te a passares todos os dias um tempo a falar com Deus e a ler a Bíblia. A Bíblia é uma carta pessoal de Deus para ti. Deus não só deseja que tu fales com Ele, como Ele também quer falar contigo. A Sua voz vai-se tornar cada vez mais clara, à medida que lês mais das Suas palavras e as aplicas à tua vida. Nós recomendamos-te que comeces a leitura pelo Novo Testamento – começando pelos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Conhecer a Deus é uma jornada que irá durar toda a tua vida e se prolongará pela eternidade – haverá sempre algo novo a descobrir sobre Ele. Mas quanto mais O conhecemos, mais o nosso amor por Ele e pelos outros aumenta – e mais iremos descobrir e andar de acordo com o nosso propósito individual na Terra, de hoje em diante. Claro que a tua paz com Deus não está definida por aquilo que tu fazes por Ele, mas assim como quando duas pessoas estão apaixonadas, há um desejo de satisfazer e de passar tempo com essa pessoa. Nós também encorajamos-te a frequentar de forma regular uma igreja local, uma igreja próxima de ti. Igreja é basicamente uma reunião de pessoas que amam a Deus e que desejam crescer no seu relacionamento e caminhada com Ele – esperemos que como tu!

 

Encontra uma Igreja

Igreja é basicamente uma reunião de pessoas que amam a Deus, e que desejam crescer no seu relacionamento e caminhada com Ele – esperemos que como tu! Podes encontrar uma lista de igrejas clicando na imagem acima.

 

Adquire uma Bíblia

Nós recomendamos que comeces a tua leitura pelo Novo Testamento – pelos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Clica no botão abaixo para adquirires uma Bíblia e iniciares a tua jornada.

Contacta-nos

Se não conseguires encontrar uma igreja onde tu vives, nós encorajamos-te a entrares em contacto connosco. E se iniciaste a tua jornada de fé hoje, adoraríamos receber uma mensagem tua! Clica no botão abaixo para falarmos.